Neste ano em que comemoramos “ANO NACIONAL DO LAICATO”, é gratificante a reativação da caridade vicentina em nossa paróquia, trabalho que existiu por quase cem anos.

Apontam os registros que este trabalho iniciou em 1911, com a criação da primeira conferencia vicentina denominada “São Bento”, que seus membros se reuniam todos os domingos após a missa, o que facilitava a participação dos que moravam na zona rural. Relatam ainda que era servido, um café aos presentes na assembleia, que ao longo dos anos, chegou a existir nove conferencias, com mais de 280 membros.
Lembrar também que além do trabalho caritário como: distribuição de alimentos, reforma de moradias, visita aos doentes levando a mensagem espiritual, fizeram ainda grandes obras como o Recanto São Benedito e Salão Paroquial, que hoje atendem nossa comunidade.
Após alguns anos inativas, em 2017 reativaram as conferencias: São Bento-centro, com reuniões ás segundas feiras/19h30min no salão dos vicentinos (atrás da Igreja Matriz), tendo como seu presidente o Confrade José Henrique dos Santos; São Sebastião-Paiol Grande, com reuniões ás sextas feiras/19h30min. na Igreja de São Sebastião, tendo como seu presidente o Confrade Antonio Hugo de Souza; Nossa Senhora Aparecida-Serrano, com reuniões ás sextas feiras/19h00min, tendo como seu presidente o confrade José Batista.
Em dezembro entregamos em torno de 50 cestas especiais de natal, distribuímos brinquedos para 300 crianças. Neste mês de janeiro arrecadamos em torno de 600 kilts, de alimentos e material de limpeza e higiene, que foram entregues a 50 famílias (cerca de 200 pessoas).
Contamos com a parceria do Lyons Club de São Bento do Sapucaí, buscamos também com outras entidades e empresas, para melhor atendermos aqueles que mais necessitam. (fotos)
“A caridade vicentina deve ser sempre inspirada e iluminada pela Palavra de Deus. È uma caridade que se alimenta desta fonte inesgotável de motivação, de orientação, de graça e de vida em plenitude que é a sagrada escritura. Por isso a Palavra é Fonte de Caridade.”