Origem e significado da Celebração

A Celebração do Corpo de Cristo constitui uma tradição secular de nossa Igreja. De fato, ela foi instituída em 1264 pelo Papa Urbano IV que, através da Bula Transiturus de hoc mundo, estabeleceu uma data específica para festejar o Supremo Dom do Amor de Deus realizado através de seu filho Jesus Cristo, que deu-nos como presente Seu Corpo e Sangue no mistério da Eucaristia.
Com base nesta Bula, “o Papa justificou a necessidade de uma solenidade especial para celebrar o Corpo de Cristo, pois, na Quinta Feira Santa (Instituição da Sagrada Eucaristia) ‘a Igreja ocupa-se com a reconciliação dos penitentes, a consagração do Santo Crisma, o lava-pés e muitas outras funções que lhe impedem de voltar-se plenamente à veneração desse mistério’” (https://maringa.arautos.org/tag/transiturus-de-hoc-mundo/).
A data estabelecida segue uma sequência de importantes celebrações da Igreja: no sétimo domingo após a Páscoa, celebra-se Pentecostes; no domingo seguinte (oitavo após a Páscoa) celebra-se a Santíssima Trindade; e, na quinta-feira após esta festa, celebra-se o Corpo de Cristo.
Seguindo a tradição, a Paróquia de São Bento tem realizado esta celebração com grande alegria e devoção, decorando as ruas da cidade com belíssimos “tapetes”, por onde o Celebrante caminha com a Hóstia Consagrada no Ostensório, enquanto o Povo, caminhando a seu lado, ora e canta louvores a Deus. A Festa é encerrada com a celebração da Missa e a Benção do SSmo. Sacramento.

A tradição cultural do Corpus Christi em nossa cidade

Nesse dia importante para a Igreja Católica, os moradores das ruas por onde a procissão passava enfeitavam as janelas com flores, toalhas bordadas e tapeçarias especialmente reservadas para esse dia, celebrando a passagem do Santíssimo Sacramento, levado pelo padre com toda piedade e recebendo as pétalas de rosas atiradas pelas meninas vestidas de anjos que aguardavam a passagem do cortejo de espaço a espaço. Além dos anjos as associações religiosas também faziam parte dessa bonita caminhada de fé, uniformizadas e portando seus estandartes, mas a prioridade era para os da Irmandade do Santíssimo Sacramento , umas das mais antigas da paroquia de São Bento, formada exclusivamente de homens , e pela Cruzada Eucarística , associação de meninos e meninas que já haviam feito pela primeira vez a primeira comunhão.
Já no final da década de 60, os costumes mudaram. Ao invés de enfeitar as janelas passou-se a enfeitar o leito das ruas com tapetes de pó de serragem e outros materiais, formando extensos e belos tapetes coloridos, refletindo a criatividade dos moradores. Por alguns anos foi interrompido esse hábito, mas hoje está de volta com a participação ativa de toda a comunidade sambentista.

Programação Corpus Christi 2018

Em preparação a esse evento tão especial, todos estamos convidados a “adorar o SSmo. Sacramento” durante o dia. A partir das 08 horas da manhã, grupos, pastorais e irmandades se alternarão no louvor. Às 15 horas, terá início a “Adoração com Salmos”, até as 17 horas, quando será iniciada a Procissão, seguida pela Benção do SSmo. e Missa.

Fonte da Pesquisa: São Bento do Sapucaí Tradição e Cultura
Autora: Isaura Aparecida de Lima e Silva